em Negócios, Produtividade

Como Fazer Legendas para o Youtube

Legendas Youtube: Aprenda a inserir legendas para seus vídeos do youtube através do Amara.org, uma iniciativa colaborativa de tradução e legendas mundial!

Vamos ao contexto para você entender como isso funciona…

Certo dia, estava eu navegando em um grupo do facebook, quando — repentinamente — um autor renomado lançou um desafio através de um post : quem colocar legendas em português de 4 vídeos que gravei em inglês, ganha um livro meu — que, por sinal, eu estava querendo ler havia tempos.

Houve uma chuva imediata de “eu, eu, eu, eu” de leitores se predispondo a fazer a tradução.

Eu – do meu lado – já sem muita esperança de conseguir a oportunidade de gerar valor para o escritor, ainda sim decidi lhe enviar um email me colocando à disposição.

Para minha surpresa, ele respondeu dizendo que se as pessoas que se ofereceram para ajudar não firmassem o compromisso, então eu poderia assumir a responsabilidade.

Bom… No inglês, modéstia parte, eu sei me defender.

O negócio, porém, era saber como eu iria gerar aqueles benditos subtítulos de forma profissional, simples e evitando gastar um tempo considerável na curva de aprendizado de uma ferramenta de legendas.

Isso sem falar do custo de oportunidade de deixar de investir horas em tarefas de projetos que estava conduzindo no momento para fazer algo não necessariamente correlato.

Então, me fiz a pergunta… Como fazer isso?

Legendas YouTube: Na Busca

Bom, fiz uma busca no “Google” e ele me rankeou um site que nunca tinha visto antes : www.amara.org

Amara Website

Amara Website

Sobre o Amara

A Amara foi desenvolvida por uma ONG chamada “501c3” e sua missão é reduzir as barreiras da comunicação e incentivar um ecossistema midiático mais democrático.

Além de oferecer serviços de subtitling pagos, a Amara segue o preceito da economia colaborativa na medida em que gerencia uma comunidade de voluntários tradutores com diferentes interesses.

Por exemplo, se sua praia for educação, então você pode integrar a comunidade de voluntários em educação e ajudar a gerar legendas para iniciativas globalmente reconhecidas, a exemplo do TED.

Instituições parceiras

Instituições parceiras

Agora, se tecnologia for o que mais te atrai, que tal contribuir para uma instituição como a Scientific American?

Mais instituições parceiras da Amara

Mais instituições parceiras da Amara

Top, né?

Como a Magia Acontece

Para quem não tinha feito sequer uma legenda na vida até então, eu já estou me sentido um “especialista em legendas” 😎😜 !

Brincadeiras à parte — pois aqui cabe minha profunda admiração pelos profissionais de tradução e de legenda — eu me sinto bastante confortável depois de ter feito 3 legendas para esse autor.

No primeiro vídeo que tinha 5 minutos de duração aproximadamente, eu gastei 90 minutos, divididos em 3 partes : 50 minutos para escrita, 25 minutos para sincronização e 15, para revisão.

Agora, eu estou conseguindo gastar não mais que 40 minutos totais para gerar uma legenda para um vídeo de mesma extensão!

O mais legal é que o amara se conecta com o seu canal do youtube, de forma que os subtítulos são automaticamente transferidos para o vídeo em questão.

É do seu interesse saber como fazê-lo também?

Então, acompanhe o passo-a-passo a seguir.

Passo-a-Passo

  1. Depois de ter acessado o amara.org e ter feito seu login clique em “subtitle video” no menu superior.

Passo 1 : Inserir link do Vídeo

Passo#1 : Inserir Vídeo

2. Entre com o link do vídeo do youtube, vimeo ou outro formato aceito, cuja legenda você deseja inserir.
3.  Abaixo do menu esquerdo inferior da página “Contribute”, clique em “Add a new language”.

amara_5

Passo#3 : Adicionar nova língua

4 . Selecione a língua de origem do vídeo e o idioma da legenda.

Passo#4: Selecionar a língua de origem

Passo#4: Selecionar a língua de origem

5 .  Escrita : Comece a escrever a legenda propriamente dita na medida em que avança e pausa o vídeo com a tecla Tab.

Se quiser regredir o vídeo para algum ponto, acione o Shift + Tab.

Dica : Nesse momento deixe apenas o lado esquerdo do cérebro trabalhar. Nada de se preocupar com o timing, sincronização voz/legenda e tudo que disser respeito a detalhes e harmonia, combinado?

amara_7

Foco em escrever apenas (mesmo se houver incorreções)

6 .  Sincronização : Agora sim, ative o lóbulo direito do seu cérebro que estava reprimido :).

Cuide para que as legendas estejam em sintonia com a voz.

Não se preocupe tanto com a ortografia ou com aspectos morfossintáticos agora — apesar de que eu já costumo dar uma “roubadinha” de correções nesse momento.

Passo#6: Sincronização

Passo#6: Sincronização

7. Revisão : Agora sim, hora de deixar os subtitles “redondos”. Perfeccionismos ortográficos, gramaticais, morfológicos, sintáticos e o que mais de flashback vier diretamente de suas classes de português (ou outro idioma), agora é tudo permitido : All-in!

Passo#7: Revisão

Passo#7: Revisão

8 . No menu esquerdo inferior “1 Language”, clique em “English” ( ou idioma de legenda que você escolheu).

Se você quiser fazer o download do subtítulo, é só ir em “Transferir” e escolher um dos formatos que faça sentido para seu projeto de vídeo.

O .SRT parece ser o formato mais comum. Eu o utilizo para subir no youtube (quando o canal não está conectado à conta da amara).

amara_10

Agora é só exportar no formato desejado!

Quando já existe a conexão com o youtube, a transferência dos subtítulos dispensa o download da legenda. Te convido a explorar como fazê-lo, como forma de desafio — caso você tenha essa necessidade nesse momento.

Com Você

Esse tutorial te ajudou de alguma forma a gerar legendas com mais facilidade?

Recursos

  1. Website da Amara .